Precision Proof

Entenda como a PPS irá automatizar os processos de revisão de acordo com as novas regras de rotulagem nutricional para alimentos.

Em 09 de outubro de 2020, foram publicadas novas regras para a rotulagem de alimentos no Diário Oficial da União, através da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429/2020 e na Instrução Normativa – IN nº 75/2020. A primeira trata sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados e a segunda estabelece os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados.

Esta, tecnicamente, é uma notícia velha, mas seu maior impacto está previsto para este ano, já que a ANVISA determinou que as novas regras entrariam em vigor 2 anos após a publicação. Sendo assim, está previsto que o prazo para adequação seja 09 de outubro de 2022. Vale comentar ainda, que produtos que já estão no mercado, ainda tem um prazo maior para adequação (09 de outubro de 2023).

De qualquer forma, as empresas, agências e fornecedores já estão tendo grande impacto, pois alteração de rotulagem, artes e embalagens costuma ser um processo complexo que impacta diversas áreas da empresa e depende de diversas aprovações e revisões até que esteja tudo pronto para o cliente final.

Dentre as principais mudanças, é importante ressaltar duas: o formato de apresentação geral dos nutrientes e sua declaração na tabela de informação nutricional e a adoção de rotulagem nutricional frontal para alimentos com nutrientes considerados relevantes para a saúde do consumidor, como sódio, açúcares, gorduras saturadas adicionados.

Esta proposta da ANVISA tem o intuito de melhorar para o consumidor final a clareza e legibilidade de informações nutricionais presentes nos alimentos, tornando mais fácil a compreensão do que está sendo consumido, fato que está alinhado com tendências atuais onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seus hábitos alimentares.

A Precision Proof Systems já conta com sistemas ideais para revisão de rotulagem, dizeres e textos em artes e imagens.

Os sistemas da Precision Proof Systems são os softwares mais eficazes e modernos do mercado, capazes de combinar ferramentes de alinhamento (matching) de textos e imagens com a tecnologia OCR para identificar divergências, informações faltando ou adicionadas, problemas gramaticais em vários idiomas, detalhes gráficos, dimensional e mais.

Além disso, identificando esta nova demanda do mercado, a Precision Proof Systems está em fase final de desenvolvimento de ferramentas com inteligência regulatória para revisão automática de tabelas nutricionais conforme RDC 429 e IN 75. Estas novidades serão integradas aos softwares de revisão já consolidados pela Precision Proof Systems, que já atendem empresas do ramo alimentício, cosmético, veterinário, farmacêutico, gráfico, bens do consumidor, químicas, entre outros no Brasil, na América Latina, América do Norte, Europa e África.

Fique atento aos posts e matérias da Precision Proof Systems, mais novidades serão divulgadas em breve. Não perca tempo! Estas mudanças podem impactar diretamente sua empresa e seu trabalho. A Precision Proof Systems está comprometida em facilitar, agilizar e tornar mais seguro todo o processo de revisão e aprovação de artes e embalagens da sua empresa. Entre em contato conosco para mais informações ou para agendar uma demonstração!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?